MISSÕES CONIP 2025

PRÓXIMA PARADA EM LISBOA
Missão Web Summit Lisboa 2025 CONIP | Atlantic Hub
09 a 14 de Novembro

Divulgação dos ganhadores
e entrega dos troféus 28 de AGOSTO

O Prêmio CONIP de Excelência em gestão pública, reconhece as melhores iniciativas que utilizam a tecnologia da informação para inovação e melhoria dos serviços públicos.

Finalistas 2025

Aldo N. Bona

Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Projeto

PROGRAMA PROJETEK Escritório de Projetos Executivos de Engenharia e Arquitetura em BIM

Governo do Paraná

Andrea C. L. D. Ferreira

Coordenadora de Transformação Digital

Projeto

SIGMU Cidade – Fiscalização e Manutenção Urbana

Secretaria de Administração e Tecnologia da Informação – Prefeitura Municipal de Curitiba

Catulo K. Hansen

Coordenador de Tecnologia da Informação, Inovação e Governança

Projeto

Ágilis Processos: Transformando a Gestão Pública

Procuradoria Geral do Municipio de Fortaleza

Catulo K. Hansen

Coordenador de Tecnologia da Informação, Inovação e Governança

Projeto

Sistema Ágilis Divida

Procuradoria Geral do Municipio de Fortaleza

Cláudio Eufrausino

Chefe de sistemas da Superintendência de Informática

Projeto

DETRAN-PE: Pioneirismo e Inovação em Acessibilidade Digital no Serviço Público

DETRAN-PE

Cristiano G. Mazzini

Juiz de Direito

Projeto

Transformação Judicial – Manual de Eficiência e Inovação para Gabinetes Judiciais

Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

Gilson Wingist

Analista de Sistemas

Projeto

Identidade Fácil RS: Revolucionando o Acesso à Cidadania com Inovação

PROCERGS

Gisele Anne V. de Azambuja

Desembargadora Presidente da Comissão de Inovação

Projeto

CAP 360º

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul

Gustavo André F. Lima

Coordenador-Geral de Inclusão Digital

Projeto

Programa Computadores para Inclusão

Ministério das Comunicações

Harly Carreiro Varão

Desenvolvedor Sistemas Extrajudiciais

Projeto

GiseLI – Correição Inteligente para uma fiscalização célere e efetiva dos dados da Prestação Jurisdicional Extrajudicial

Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins

João Pedro Hoffert

Juiz de Direito

Projeto

Banco de Sentenças das Justiças Militares

Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais

Marcio A. Xavier Neto

Coordenador de Projetos

Projeto

Plataforma – Visão 360°

Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

Mariana Villela Nunes

Diretora Central de Governança de Tecnologia de Informação e Comunicação

Projeto

Transformação Digital nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) de Minas Gerais

Governo do Estado de Minas Gerais

Rodrigo Leite

Secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos

Projeto

Pindamonhangaba, uma Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável

Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba

Rodrigo T. de Souza

Juiz Auxiliar da Presidência

Projeto

Galileu

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Jurados 2025

Leila Gasparindo

Fundadora e CEO do Grupo Trama Reputale. Pesquisadora da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) no tema cultura de inovação e Mestre em Ciência da Comunicação pela mesma instituição. Professora da PUC-Campinas e Palestrante.

José Antonio Gomes de Pinho

Engenheiro pela UNESP. 1973; Mestre em Planejamento Urbano e Regional. COPPE UFRJ. 1978; PhD. LSE University of London. 1986. Diretor Científico ANPAD. Professor Titular Aposentado. Escola de Administração  UFBA; Pesquisador EAESP-FGV (presente). Autor do livro As Redes Sociais como Estado de Natureza: ódio, violência e fake news no Brasil – dialogando com Hobbes, Locke e Rousseau.

Maria Alexandra Cunha

Professora na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, nos programas de graduação e pós-graduação em Administração Pública e Governo. Tem doutorado em Administração pela FEA/USP e mestrado na EAESP/FGV. Na FGV, também lidera a área de Tecnologia e Governos no Centro de Administração Pública e Governo (CEAPG) e coordena o Grupo de pesquisa CNPQ Tecnologia e Governos. Seus interesses de pesquisa são o uso de tecnologia de informação no setor público, inclusão digital, democracia digital e cidades inteligentes. Tem liderado grupos de pesquisa multidisciplinares nestes temas, nacionais e internacionais.

Paulo Roberto Pinto

Pesquisador e consultor independente, UFRGS

Doutor em Ciência Política, mestre em Direito e Informático. Ex CIO do STF, CNJ, TRF4 e Gente Seguradora. Foi Coordenador-Geral de Governança de TI do Ministério do Planejamento, trabalhou no SERPRO e professor da ENAP.

Comissão Avaliadora 2025

Alvaro Gregorio 
Consultor de Inovação da iLabs Services
Professor do PECE POLI/USP

Mestre em Educação, Administração e Comunicação e MBA on Internet Technology, é certificado em Design pela University of Pennsylvania – The Wharton School e em Liderança na Inovação pelo MIT Professional Education. 

Docente no MBA de Gestão e Engenharia de Serviços da POLI/USP, no MBA FIA/USP em Gestão de Tecnologia de Informação e no Pós em UX – User Experience do Istituto Europeo di Design – IED.

No setor público desde 1981, criou para o governo paulista o ePoupatempo, o Portal Cidadão.SP, a Rede Paulista de Inovação em Governo, o inovaDay, o programa Governo Aberto e o iGovLab, o primeiro Laboratório de Inovação em Governo da América Latina.

Iniciou em 2005 a adoção do design thinking em serviços públicos, atuando em projetos nas áreas de Mobilidade Urbana, Segurança Pública, Fazendária e Serviços ao Cidadão.

No Metrô SP até 2025, criou e dirigiu o Departamento Corporativo de Inovação – NIT, com inúmeras ações e projetos pioneiros.

É coautor dos livros: e-Brasil – um programa para acelerar o desenvolvimento socioeconômico aproveitando a convergência digital ( Ed. Yendis, 2006); Dá Pra Fazer – Gestão do Conhecimento e Inovação no Setor Público (FUNDAP, 2014) e Inovação no Judiciário: conceito, criação e práticas do primeiro laboratório de inovação do Poder Judiciário ( Ed.  Blucher, 2019).

Amadú Jaló
Mestrando em Gestão de Politicas Públicas pela USP; Graduado em Administração Pública pela UNILAB; Designer Gráfico

Terminou quarto ano do curso de Engenharia Informática em 2017, ainda falta apresentar TCC, na Guiné-Bissau. Graduação, 2023, em curso de Administração Pública pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no Estado de Ceará. Mestrando em Gestão de Políticas Públicas pela Each-USP. Tem interesse em estudos de Governo Digital; Capacidades Estatais na dimensão Tecnológica; Inovação Tecnológica; Sistema de Informação e Criatividade no setor público. Foi Tutor no Programa de Acolhimento e Integração de Estudantes Estrangeiros (PAIE) da Unilab, Edital n 03/2022/PROPAE e PROINTER, entre os dias 01/08/20222 a 31/10/2022.Já foi avaliador do Prêmio CONIP de Excelência em Gestão Pública 2023 e 2024. Atualmente, está fazendo Especialização em Processos Didático-Pedagógicos para Cursos na Modalidade a Distância, desde 2023, Universidade Virtual de São Paulo (UNIVESP). Designer Gráfico e editor de vídeo pela Escola Saga.

Bruno A. de Figueiredo
Doutorando/bolsista na FGV-EAESP

Doutorando em Administração Pública (bolsista CAPES) pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV – EAESP), com período sanduíche no Urban Big Data Centre da University of Glasgow. Mestre (bolsista CAPES) em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP, com dissertação sobre cidades inteligentes e governança digital de título “Smart Governance in a Case of Contextual Inequality”. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAU – Mackenzie). Pesquisa o uso de tecnologias da informação e comunicação e tecnologias de mapeamento no planejamento urbano e governança urbana digital

Bruno B. de Souza Santos
Controlador Geral da Câmara de Campinas

Mestre em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos pela UFSCar – Universidade Federal de São Carlos, especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, pós graduado em Auditoria pela PUC-PR, graduado em ciências contábeis pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Atualmente exercendo a função de Controlador Geral da Câmara Municipal de Campinas, auditor na mesma instituição pública com dez anos de experiência. 

Clayton F. R. Soares

Gerente Executivo de TI – Aeris Energy

Executivo sênior com mais de 20 anos de experiência em liderança estratégica de Tecnologia da Informação, Segurança da Informação, Privacidade e Proteção de Dados, atuando como CIO, CISO e DPO em empresas nacionais e multinacionais. Professor de cursos de pós-graduação em diversas instituições de ensino no Ceará, além de mentor, palestrante e consultor.

Daniel S. C. de Miranda

Assessor-Chefe de Gestão Estratégica – Ministério Público Federal – 2ª Região

 

Daniel Santiago é carioca, Mestre em Gestão e Estratégia pela UFRRJ, com Pós em Gestão Pública (ESMPU) e bacharel em Administração (UFRRJ). Exerce o cargo de Assessor-Chefe de Gestão Estratégica no Ministério Público Federal – 2ª Região, onde lidera as áreas de planejamento estratégico, inovação, governança e gestão de projetos e processos, além de integrar comissões nacionais de compliance e sustentabilidade. Pesquisador e palestrante, foi premiado nacionalmente em 2025 por sua produção acadêmica.

Elaine C. Cestari

Gerente do Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Conselho Nacional de Justiça – CNJ

 

Administradora e especialista em gestão de processos, com 7 anos de experiência à frente de Laboratórios de Inovação. Atualmente gerencia o LIODS/CNJ, responsável pela disseminação e acompanhamento da Política Nacional de Gestão da Inovação no Poder Judiciário, gestão da Rede Nacional de Inovação – RenovaJud e coordenação de projetos de inovação relacionados às pautas prioritárias nacionais do CNJ. Facilitadora, instrutora, mentora e palestrante em temas ligados Inovação no Setor Público, Design Thinking e outras abordagens metodológicas e Estratégia, Processos e Projetos de Inovação.

Érica Souza Siqueira

Professora na FGV EAESP

 

Professora Assistente na FGV EAESP, no departamento de Tecnologia e Ciência de Dados. É doutora em Administração pela mesma instituição, na linha Análise e Administração de TI (AATI), com estágio doutoral na HEC Montreal, no Canadá. É mestra em Administração pela FEA-USP, na linha Métodos Quantitativos e Informática(MQI). Também possui o título de especialista em Administração, pela FGV EAESP (CEAG) e de bacharel em Sistemas de Informação, pelo Mackenzie. É autora de artigos relacionados à tecnologia e seus impactos organizacionais e sociais, publicados em revistas, capítulo de livro e congressos.

Gopala Miron

Doutoranda e Pesquisadora – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP)

Doutoranda em Administração Pública e Governo pela FGV EAESP pesquisa as interseções entre desordem informacional e governo digital. Mestre em Política Social pela UFF, investigou violência política online contra mulheres. Atua como pesquisadora do CEAPG FGV em projetos sobre Governo Digital no Brasil.

Javiera Macaya

Pesquisadora no Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br |NIC.br).

 

Doutora em Administração de Empresas e mestre em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), é pesquisadora na Coordenação de Métodos Qualitativos e Estudos Setoriais no Cetic.br|NIC.br.

Manuela C. Cruz

Doutoranda em Administração Pública e Governo – FGV/EAESP

 

Graduada em Ciências Sociais UFPR (2017 – 2021), é Mestre em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP (2021-2023) e atualmente é Doutoranda pelo mesmo programa, pesquisa equidade em saúde digital.

Marcia Regina M. C. Hino

Professora e Pesquisadora –  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

 

Doutora em Administração pela FGV EAESP e pós-doutora pela Universidade Positivo. Atua como professora universitária desde 2003 e leciona atualmente na UTFPR. Possui mais de 30 anos de experiência no setor corporativo, com forte atuação em tecnologia. Suas áreas de pesquisa envolvem tecnologia, cidades inteligentes, big data, sustentabilidade, governança e gestão de riscos.

Rodrigo M. Monteiro

Advogado e administrador público

Aspirante-a-Oficial R2 do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro – CPOR/BH, turma de 2007. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011), Pós-graduado em Direito Aplicado à Segurança Pública pelo Centro Universitário Newton Paiva (2013), Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras (2018), pós-graduado em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Estado de São Paulo (2019) e mestrando no programa de mestrado acadêmico em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (2022). Advogado autônomo na seara pública e cível, atuou na administração pública municipal, nos setores de segurança pública e controladoria. Atuou no setor privado em multinacionais, fabricantes e revendedores de soluções em transformação digital com foco em municípios.

Ronan D. Vieira

Diretor Geral da Câmara Municipal de Campinas/SP

 

Formado em Ciências Contábeis, especialista em Gestão Pública Municipal pela UFTPR, com realização de diversos cursos de extensão, atualização e participação em congressos na área de gestão pública (finanças públicas, compras públicas, rh no setor público, dentre outros). Atuou de 2009 a 2014 como consultor em finanças públicas, e a partir de 2014 iniciou no cargo de  Analista Contador concursado na Câmara Municipal de Campinas, tendo atuado como Diretor de Finanças da entidade (2017-2020), e atualmente exercendo o cargo de Diretor Geral (2020-2025).

Apoio

MAGIC TOUR
Responsável pelo atendimento:
Jéssica Morales
Telefone/Whatsapp:

11 99618-7253
E-mail:

jessicamorales@agenciamagictour.com.br