PRÓXIMA PARADA EM LISBOA
Missão Web Summit Lisboa 2025 CONIP | Atlantic Hub
09 a 14 de Novembro
O Prêmio CONIP de Excelência em gestão pública, reconhece as melhores iniciativas que utilizam a tecnologia da informação para inovação e melhoria dos serviços públicos.
Aldo N. Bona
Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Projeto
PROGRAMA PROJETEK Escritório de Projetos Executivos de Engenharia e Arquitetura em BIM
Governo do Paraná
Andrea C. L. D. Ferreira
Coordenadora de Transformação Digital
Projeto
SIGMU Cidade – Fiscalização e Manutenção Urbana
Secretaria de Administração e Tecnologia da Informação – Prefeitura Municipal de Curitiba
Catulo K. Hansen
Coordenador de Tecnologia da Informação, Inovação e Governança
Projeto
Ágilis Processos: Transformando a Gestão Pública
Procuradoria Geral do Municipio de Fortaleza
Catulo K. Hansen
Coordenador de Tecnologia da Informação, Inovação e Governança
Projeto
Sistema Ágilis Divida
Procuradoria Geral do Municipio de Fortaleza
Cláudio Eufrausino
Chefe de sistemas da Superintendência de Informática
Projeto
DETRAN-PE: Pioneirismo e Inovação em Acessibilidade Digital no Serviço Público
DETRAN-PE
Cristiano G. Mazzini
Juiz de Direito
Projeto
Transformação Judicial – Manual de Eficiência e Inovação para Gabinetes Judiciais
Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia
Gilson Wingist
Analista de Sistemas
Projeto
Identidade Fácil RS: Revolucionando o Acesso à Cidadania com Inovação
PROCERGS
Gisele Anne V. de Azambuja
Desembargadora Presidente da Comissão de Inovação
Projeto
CAP 360º
Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
Gustavo André F. Lima
Coordenador-Geral de Inclusão Digital
Projeto
Programa Computadores para Inclusão
Ministério das Comunicações
Harly Carreiro Varão
Desenvolvedor Sistemas Extrajudiciais
Projeto
GiseLI – Correição Inteligente para uma fiscalização célere e efetiva dos dados da Prestação Jurisdicional Extrajudicial
Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins
João Pedro Hoffert
Juiz de Direito
Projeto
Banco de Sentenças das Justiças Militares
Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais
Marcio A. Xavier Neto
Coordenador de Projetos
Projeto
Plataforma – Visão 360°
Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional
Mariana Villela Nunes
Diretora Central de Governança de Tecnologia de Informação e Comunicação
Projeto
Transformação Digital nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) de Minas Gerais
Governo do Estado de Minas Gerais
Rodrigo Leite
Secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos
Projeto
Pindamonhangaba, uma Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável
Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba
Rodrigo T. de Souza
Juiz Auxiliar da Presidência
Projeto
Galileu
Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região
Leila Gasparindo
Fundadora e CEO do Grupo Trama Reputale. Pesquisadora da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) no tema cultura de inovação e Mestre em Ciência da Comunicação pela mesma instituição. Professora da PUC-Campinas e Palestrante.
José Antonio Gomes de Pinho
Engenheiro pela UNESP. 1973; Mestre em Planejamento Urbano e Regional. COPPE UFRJ. 1978; PhD. LSE University of London. 1986. Diretor Científico ANPAD. Professor Titular Aposentado. Escola de Administração UFBA; Pesquisador EAESP-FGV (presente). Autor do livro As Redes Sociais como Estado de Natureza: ódio, violência e fake news no Brasil – dialogando com Hobbes, Locke e Rousseau.
Maria Alexandra Cunha
Professora na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, nos programas de graduação e pós-graduação em Administração Pública e Governo. Tem doutorado em Administração pela FEA/USP e mestrado na EAESP/FGV. Na FGV, também lidera a área de Tecnologia e Governos no Centro de Administração Pública e Governo (CEAPG) e coordena o Grupo de pesquisa CNPQ Tecnologia e Governos. Seus interesses de pesquisa são o uso de tecnologia de informação no setor público, inclusão digital, democracia digital e cidades inteligentes. Tem liderado grupos de pesquisa multidisciplinares nestes temas, nacionais e internacionais.
Paulo Roberto Pinto
Pesquisador e consultor independente, UFRGS
Doutor em Ciência Política, mestre em Direito e Informático. Ex CIO do STF, CNJ, TRF4 e Gente Seguradora. Foi Coordenador-Geral de Governança de TI do Ministério do Planejamento, trabalhou no SERPRO e professor da ENAP.
Alvaro Gregorio
Consultor de Inovação da iLabs Services
Professor do PECE POLI/USP
Mestre em Educação, Administração e Comunicação e MBA on Internet Technology, é certificado em Design pela University of Pennsylvania – The Wharton School e em Liderança na Inovação pelo MIT Professional Education.
Docente no MBA de Gestão e Engenharia de Serviços da POLI/USP, no MBA FIA/USP em Gestão de Tecnologia de Informação e no Pós em UX – User Experience do Istituto Europeo di Design – IED.
No setor público desde 1981, criou para o governo paulista o ePoupatempo, o Portal Cidadão.SP, a Rede Paulista de Inovação em Governo, o inovaDay, o programa Governo Aberto e o iGovLab, o primeiro Laboratório de Inovação em Governo da América Latina.
Iniciou em 2005 a adoção do design thinking em serviços públicos, atuando em projetos nas áreas de Mobilidade Urbana, Segurança Pública, Fazendária e Serviços ao Cidadão.
No Metrô SP até 2025, criou e dirigiu o Departamento Corporativo de Inovação – NIT, com inúmeras ações e projetos pioneiros.
É coautor dos livros: e-Brasil – um programa para acelerar o desenvolvimento socioeconômico aproveitando a convergência digital ( Ed. Yendis, 2006); Dá Pra Fazer – Gestão do Conhecimento e Inovação no Setor Público (FUNDAP, 2014) e Inovação no Judiciário: conceito, criação e práticas do primeiro laboratório de inovação do Poder Judiciário ( Ed. Blucher, 2019).
Amadú Jaló
Mestrando em Gestão de Politicas Públicas pela USP; Graduado em Administração Pública pela UNILAB; Designer Gráfico
Terminou quarto ano do curso de Engenharia Informática em 2017, ainda falta apresentar TCC, na Guiné-Bissau. Graduação, 2023, em curso de Administração Pública pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no Estado de Ceará. Mestrando em Gestão de Políticas Públicas pela Each-USP. Tem interesse em estudos de Governo Digital; Capacidades Estatais na dimensão Tecnológica; Inovação Tecnológica; Sistema de Informação e Criatividade no setor público. Foi Tutor no Programa de Acolhimento e Integração de Estudantes Estrangeiros (PAIE) da Unilab, Edital n 03/2022/PROPAE e PROINTER, entre os dias 01/08/20222 a 31/10/2022.Já foi avaliador do Prêmio CONIP de Excelência em Gestão Pública 2023 e 2024. Atualmente, está fazendo Especialização em Processos Didático-Pedagógicos para Cursos na Modalidade a Distância, desde 2023, Universidade Virtual de São Paulo (UNIVESP). Designer Gráfico e editor de vídeo pela Escola Saga.
Bruno A. de Figueiredo
Doutorando/bolsista na FGV-EAESP
Doutorando em Administração Pública (bolsista CAPES) pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV – EAESP), com período sanduíche no Urban Big Data Centre da University of Glasgow. Mestre (bolsista CAPES) em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP, com dissertação sobre cidades inteligentes e governança digital de título “Smart Governance in a Case of Contextual Inequality”. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAU – Mackenzie). Pesquisa o uso de tecnologias da informação e comunicação e tecnologias de mapeamento no planejamento urbano e governança urbana digital
Bruno B. de Souza Santos
Controlador Geral da Câmara de Campinas
Mestre em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos pela UFSCar – Universidade Federal de São Carlos, especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, pós graduado em Auditoria pela PUC-PR, graduado em ciências contábeis pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Atualmente exercendo a função de Controlador Geral da Câmara Municipal de Campinas, auditor na mesma instituição pública com dez anos de experiência.
Clayton F. R. Soares
Gerente Executivo de TI – Aeris Energy
Executivo sênior com mais de 20 anos de experiência em liderança estratégica de Tecnologia da Informação, Segurança da Informação, Privacidade e Proteção de Dados, atuando como CIO, CISO e DPO em empresas nacionais e multinacionais. Professor de cursos de pós-graduação em diversas instituições de ensino no Ceará, além de mentor, palestrante e consultor.
Daniel S. C. de Miranda
Assessor-Chefe de Gestão Estratégica – Ministério Público Federal – 2ª Região
Daniel Santiago é carioca, Mestre em Gestão e Estratégia pela UFRRJ, com Pós em Gestão Pública (ESMPU) e bacharel em Administração (UFRRJ). Exerce o cargo de Assessor-Chefe de Gestão Estratégica no Ministério Público Federal – 2ª Região, onde lidera as áreas de planejamento estratégico, inovação, governança e gestão de projetos e processos, além de integrar comissões nacionais de compliance e sustentabilidade. Pesquisador e palestrante, foi premiado nacionalmente em 2025 por sua produção acadêmica.
Elaine C. Cestari
Gerente do Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Conselho Nacional de Justiça – CNJ
Administradora e especialista em gestão de processos, com 7 anos de experiência à frente de Laboratórios de Inovação. Atualmente gerencia o LIODS/CNJ, responsável pela disseminação e acompanhamento da Política Nacional de Gestão da Inovação no Poder Judiciário, gestão da Rede Nacional de Inovação – RenovaJud e coordenação de projetos de inovação relacionados às pautas prioritárias nacionais do CNJ. Facilitadora, instrutora, mentora e palestrante em temas ligados Inovação no Setor Público, Design Thinking e outras abordagens metodológicas e Estratégia, Processos e Projetos de Inovação.
Érica Souza Siqueira
Professora na FGV EAESP
Professora Assistente na FGV EAESP, no departamento de Tecnologia e Ciência de Dados. É doutora em Administração pela mesma instituição, na linha Análise e Administração de TI (AATI), com estágio doutoral na HEC Montreal, no Canadá. É mestra em Administração pela FEA-USP, na linha Métodos Quantitativos e Informática(MQI). Também possui o título de especialista em Administração, pela FGV EAESP (CEAG) e de bacharel em Sistemas de Informação, pelo Mackenzie. É autora de artigos relacionados à tecnologia e seus impactos organizacionais e sociais, publicados em revistas, capítulo de livro e congressos.
Gopala Miron
Doutoranda e Pesquisadora – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP)
Doutoranda em Administração Pública e Governo pela FGV EAESP pesquisa as interseções entre desordem informacional e governo digital. Mestre em Política Social pela UFF, investigou violência política online contra mulheres. Atua como pesquisadora do CEAPG FGV em projetos sobre Governo Digital no Brasil.
Javiera Macaya
Pesquisadora no Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br |NIC.br).
Doutora em Administração de Empresas e mestre em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), é pesquisadora na Coordenação de Métodos Qualitativos e Estudos Setoriais no Cetic.br|NIC.br.
Manuela C. Cruz
Doutoranda em Administração Pública e Governo – FGV/EAESP
Graduada em Ciências Sociais UFPR (2017 – 2021), é Mestre em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP (2021-2023) e atualmente é Doutoranda pelo mesmo programa, pesquisa equidade em saúde digital.
Marcia Regina M. C. Hino
Professora e Pesquisadora – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Doutora em Administração pela FGV EAESP e pós-doutora pela Universidade Positivo. Atua como professora universitária desde 2003 e leciona atualmente na UTFPR. Possui mais de 30 anos de experiência no setor corporativo, com forte atuação em tecnologia. Suas áreas de pesquisa envolvem tecnologia, cidades inteligentes, big data, sustentabilidade, governança e gestão de riscos.
Rodrigo M. Monteiro
Advogado e administrador público
Aspirante-a-Oficial R2 do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro – CPOR/BH, turma de 2007. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011), Pós-graduado em Direito Aplicado à Segurança Pública pelo Centro Universitário Newton Paiva (2013), Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras (2018), pós-graduado em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Estado de São Paulo (2019) e mestrando no programa de mestrado acadêmico em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (2022). Advogado autônomo na seara pública e cível, atuou na administração pública municipal, nos setores de segurança pública e controladoria. Atuou no setor privado em multinacionais, fabricantes e revendedores de soluções em transformação digital com foco em municípios.
Ronan D. Vieira
Diretor Geral da Câmara Municipal de Campinas/SP
Formado em Ciências Contábeis, especialista em Gestão Pública Municipal pela UFTPR, com realização de diversos cursos de extensão, atualização e participação em congressos na área de gestão pública (finanças públicas, compras públicas, rh no setor público, dentre outros). Atuou de 2009 a 2014 como consultor em finanças públicas, e a partir de 2014 iniciou no cargo de Analista Contador concursado na Câmara Municipal de Campinas, tendo atuado como Diretor de Finanças da entidade (2017-2020), e atualmente exercendo o cargo de Diretor Geral (2020-2025).
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