MISSÕES CONIP

PRÓXIMA PARADA NA ESTÔNIA | Maio 2026

Game Terapia no Hecad transforma hospital em espaço de diversão, acolhimento e cuidado emocional para mais de 80 crianças e adolescentes

Crianças se divertem jogando videogame durante a Game Terapia no Hecad

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), promoveu, neste mês de outubro, a Game Terapia, ação inédita na rede pública estadual realizada no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad). Em comemoração ao Mês da Criança, a iniciativa trouxe tecnologia, lazer e atenção emocional para pacientes e familiares.

Mais de 80 crianças e adolescentes, entre 4 e 14 anos, participaram das atividades com jogos eletrônicos. Cerca de 150 pacientes internados interagiram com personagens e robôs, além de receber brindes e lembranças especiais. A ação foi direcionada a pacientes em quadro de saúde estável, garantindo segurança e socialização. Com isso, o Hecad se tornou a primeira unidade pública do Estado a desenvolver uma iniciativa terapêutica voltada ao universo dos games.

O projeto foi organizado pelo Setor de Experiência do Paciente e pela Comissão de Humanização do Hecad, em parceria com a Associação Goiana de eSports (AGES). Contou ainda com apoio de parceiros como Nitroxx Games, Kombat Zone, Droid Builders Club BR e Goiás Esporte Clube, que forneceram equipamentos, brindes e atrações temáticas.

A ação também impactou as famílias. Vitória Régia, mãe de Moisés, de 8 anos, internado para cirurgia de apendicite, relata que o filho ficou animado ao saber que participaria da Game Terapia: “Quando ele soube que teria videogames, ficou alegre e ansioso. Mudou completamente o dia dele: ficou mais feliz, distraído e menos preocupado com o pós-operatório. Atividades assim ajudam a reduzir a ansiedade das crianças durante a internação. Foi a primeira cirurgia da vida dele, e mesmo já tendo recebido alta, ele não quis ir embora sem participar da Game Terapia.”

Para a presidente da AGES, Ana Cláudia Calixto, a iniciativa aproxima o universo gamer de um propósito social: “No Hecad, quisemos proporcionar não apenas diversão, mas também acolhimento e esperança para quem enfrenta momentos delicados. Essa parceria demonstra o potencial dos games como ferramenta de conexão e bem-estar.”

Segundo Camila Paiva, supervisora de Experiência do Paciente do Hecad: “A hospitalização pode ser um momento delicado para as crianças. Mais do que uma atividade recreativa, a ação representa cuidado, capaz de gerar sorrisos e esperança em quem enfrenta um momento difícil. É um exemplo de como o Hecad combina tecnologia, empatia e acolhimento para promover saúde de forma completa.”

A iniciativa integra a agenda contínua de humanização do hospital, que semanalmente realiza ao menos três grandes ações voltadas ao bem-estar dos pacientes. Entre as atividades fixas estão o Cineminha, realizado todas as quintas-feiras; as oficinas pedagógicas às sextas; e visitas regulares à brinquedoteca, além de ações temáticas em datas comemorativas. A rotina inclui ainda práticas assistenciais como transporte das crianças em carrinhos de controle remoto, uso de aromaterapia na indução anestésica e abreviação do jejum com geladinhos, tornando o atendimento mais leve e acolhedor.

Fotos: Lais Castilho e Fabiana Rodrigues/Hecad

Secretaria de Estado da Saúde