MISSÕES CONIP

PRÓXIMA PARADA NA ESTÔNIA | Maio 2026

A vontade de transformar realidades pode nascer de um simples encontro. Foi o que aconteceu com o professor e servidor do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) André Caetano, lotado na Assessoria de Tecnologia da Informação da Corregedoria-Geral da Justiça. Ao conhecer o grupo de dentistas #MaisSorrisosPorfavor, liderado por Elvis Travassos, que presta atendimento odontológico gratuito a populações de baixa renda, André teve uma ideia: se é possível levar saúde onde ela não chega, por que não levar também acesso digital e cidadania?

Assim surgiu a Caravana Digital, um projeto que conecta tecnologia e solidariedade. A iniciativa leva às comunidades carentes serviços públicos eletrônicos como gov.br, Meu INSS, CadÚnico, Carteira de Trabalho Digital e Meu SUS. Também promove oficinas sobre o uso consciente das redes sociais, marketing pessoal e criação de perfis profissionais no LinkedIn e Instagram.

“A gente percebeu que não basta garantir acesso à internet. É preciso ensinar as pessoas a usar essa ferramenta como um instrumento de inclusão e transformação”, explica André Caetano.


O professor e servidor do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) André Caetano no primeiro plano

Nos dias 25 e 26 de outubro, a Caravana realizou sua primeira edição, no distrito de Igarapeba, em São Benedito do Sul, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. O evento foi realizado em parceria com o grupo #MaisSorrisosPorfavor e contou com o apoio do servidor da Setic do TJPE, professor José Mário, e de estudantes voluntários da Uninassau: Ana Letícia, Filipi Farias, Geovanna Thereza, Kayo de Freitas, Mateus Andrade, Matheus Henrique, Nicolly Mayara e Yohana Gabriely.

Durante os dois dias de ação, a equipe ofereceu cadastros e atualizações em plataformas digitais, emissão de documentos, palestras sobre cidadania digital e demonstrações com óculos de realidade virtual, que despertaram a curiosidade e o encantamento das crianças. O encerramento teve atividades recreativas e até um campeonato de dança, com brindes cedidos pela universidade parceira.

Mais do que ensinar a usar um aplicativo ou criar um perfil, a Caravana Digital quer empoderar as pessoas pelo conhecimento. Tudo foi realizado de forma voluntária.

A experiência da I Caravana Digital revelou o quanto o servidor público pode ser um agente direto de transformação social, usando seu conhecimento técnico a serviço da comunidade.

………………………………………………………………………
Texto: Saulo Moreira | Ascom TJPE
Fotos: Cortesia