MISSÕES CONIP 2025

PRÓXIMA PARADA EM LISBOA
Missão Web Summit Lisboa 2025 CONIP | Atlantic Hub
09 a 14 de Novembro

Estudo aponta desigualdades regionais e desafios na adoção de tecnologias urbanas 

Cidade de São Paulo à noite

Artigo de Maria Alexandra Cunha, professora da FGV EAESPPaulo Roberto de Mello Miranda, sócio da Cunha e Miranda Estratégia, Gestão e Tecnologia da Informação, e Erico Przeybilovicz, pesquisador do Center for Technology in Government – State University of New York at Albany, publicado na revista GV Executivo, discute como a realidade brasileira influencia a construção de cidades inteligentes. 

Com base em dados do IBGE, MCTI e CETIC.BR, os autores identificam quatro grupos de municípios: os sem infraestrutura tecnológica, os que priorizam serviços digitais, os que cumprem apenas exigências legais e os providos de tecnologia. Apesar de avanços na conectividade e nos portais de serviços, persistem desigualdades regionais, sociais e etárias que limitam a inclusão digital. 

O estudo propõe que a transformação digital urbana deve considerar a diversidade territorial e reduzir as disparidades no acesso à tecnologia, tornando as cidades mais inovadoras, colaborativas e inclusivas. 

Artigo: https://periodicos.fgv.br/gvexecutivo/article/view/91875?utm_source=portal-fgv&utm_medium=fgvnoticias&utm_id=fgvnoticias-2025-09-29