O prêmio conip de excelência

Contagem regressiva

Está se aproximando

Auditório da FIA Business School

Av. Dra. Ruth Cardoso, 7221
Pinheiros, São Paulo - SP, 05425-902

Das 13h as 20H

13 de Novembro de 2023

Days
Hours
Minutes
Seconds

Comissão Avaliadora

Prêmio CONIP de Excelência

Érica Siqueira, FGV EAESP

Professora de cursos de graduação na FGV EAESP. Doutora e Mestra em Administração, linhas de pesquisa centradas em Tecnologia da Informação, na FGV EAESP e FEA USP, respectivamente. Graduada em Sistemas de Informação pelo Mackenzie. Atua como consultora, desenvolvedora e analista de sistemas de informação em Governo (desde 2014) e empresas privadas (desde 2002).

 

Depoimento

Participar como avaliadora no Prêmio é uma rica oportunidade de conhecer iniciativas com grande potencial de ampliar inclusão de cidadãos e cidadãs em serviço público, mas também como são usadas tecnologias para ampliar eficiência do setor. Enquanto professora do curso de Administração Pública, é fundamental conhecer exemplos reais de aplicação de Tecnologia em Governo.

Rodrigo Monteiro, Advogado e Administrador Público, USP – EACH

Aspirante-a-Oficial R2 do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro – CPOR/BH, turma de 2007. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011), Pós-graduado em Direito Aplicado à Segurança Pública pelo Centro Universitário Newton Paiva (2013), Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras (2018), pós-graduado em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Estado de São Paulo (2019) e mestrando no programa de mestrado acadêmico em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (2022). Advogado autônomo na seara pública e cível, atuou na administração pública municipal, nos setores de segurança pública e controladoria. Atuou no setor privado em multinacionais, fabricantes e revendedores de soluções em transformação digital com foco em municípios.

Depoimento

Poder atuar como avaliador no CONIP foi uma experiência ímpar. Sendo atuante e entusiasta das aplicações de tecnologia, principalmente com foco nos municípios, fico feliz em ver a evolução dos gestores em buscar e dar a devida importância às soluções, neste sentido. Pude ver diversas iniciativas transformadoras partindo de dores reais dos municípios e órgãos públicos. Cada vez mais os gestores e servidores buscam e implementam soluções disruptivas, o que demonstra, mais uma vez, a evolução de visão empreendedora pública destes trabalhadores em prol do bem comum e público.

Amadú Jaló, Mestrando em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo - USP.

Sou Amadú Jaló, de nacionalidade guineense (Guiné-Bissau), mestrando atualmente pelo programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas na Escola de Artes, Ciências e Humanidade, Universidade de São (EACH-USP). Graduado em Administração Pública pela Universidade da Integração Internacional Afro-Brasileira (UNILAB) no Estado do Ceará. Também sou designer Gráfico. Minha área de pesquisa está mais atrelada nos estudos sobre Inovações mais no âmbito de uso de Tecnologias pelo Governo como uma das formas de aproximar o Estado com cidadãos.

Depoimento

Grato e entusiasmado pela oportunidade de fazer parte dessa grande envergadura de avaliar projetos de inovações inéditas em algumas partes e não só no Brasil. Estendo meus agradecimentos pelo Prêmio CONIP na qual confesso que aprendi muito, pois foram momentos inesquecíveis de ver várias iniciativas em prol do desenvolvimento, envolvimento, celeridade dos processos para públicos-alvo, o que pode ser replicada para outros lugares.

ALVARO GREGORIO Chefe do Departamento Corporativo de Inovação, Metrô SP.

Mestre em Educação, Administração e Comunicação e certificado em Design pela University of Pennsylvania – The Wharton School. Docente no MBA de Gestão e Engenharia de Serviços da POLI/USP, no MBA FIA/USP em Gestão de Tecnologia de Informação e no Pós Graduação UX/UI: Design, Inovação e Estratégia, do Istituto Europeo di Design – IED.
No setor público desde 1981, criou para o governo paulista o ePoupatempo, o Portal Cidadão.SP, a Rede Paulista de Inovação em Governo, o inovaDay, o programa Governo Aberto e o iGovLab- Laboratório de Inovação em Governo. Iniciou em 2010 a adoção do design thinking em serviços públicos, atuando em projetos nas áreas de Mobilidade Urbana, Segurança Pública, Fazendária e Serviços ao Cidadão.

Depoimento

Como avaliador, fiquei encantado em ver o crescimento do tema inovação em vários segmentos do setor público. Há duas décadas não conseguíamos ter mais que uma dezena de boas práticas, contudo agora encontramos um ambiente renovado, facilitado pela legislação da inovação, pelo desenvolvimento de pesquisa e experimentação no ambiente cotidiano, por iniciativas motivadas pela curiosidade e impulsionadas pela coragem e pelo forte desejo de melhorar o serviço público. São para essas pessoas e instituições esse Prêmio, para aqueles que se dedicaram a melhorar e inovar, superando obstáculos e que inspiram todos os colegas onde esteja presente o servir ao cidadão.

Marcia Cassitas Hino - Professora / Pesquisadora - Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Pós doutora em Administração, com mais de 30 anos de atuação no ambiente corporativo em organizações nacionais e internacionais. Professora e pesquisadora desde 2002. Professora convidada o Instituto Municipal de Administração Pública para cursos de pós -graduação na área de gestão pública.

Depoimento

Além de ser um privilégio estar na comissão avaliadora dos trabalhos de um prêmio como este, é muito interessante o processo de avaliação das iniciativas inscritas. É gratificante ver como nosso país possui pessoas capacitadas, compromissadas e com atitude para buscar a melhoria dos serviços públicos, o fortalecimento da cidadania e da gestão pública. A modernização, por meio do uso das diversas tecnologias existentes, é um grande desafio.
Me dá orgulho fazer parte de um país com pessoas assim, e participar como avaliadora de um prêmio que reconhece essas iniciativas é uma honra muito grande.

Bruno Andrade de Figueiredo

Arquiteto e urbanista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em administração pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). Atualmente é bolsista CAPES de doutorado em administração pública, na EAESP. Sua pesquisa é focada em cidades inteligentes, governança digital e tecnologia aplicada ao desenvolvimento de territórios com um olhar para contextos de desigualdade. 

Depoimento

Foi com muita alegria que pude participar como avaliador do prêmio CONIP deste ano. Os projetos participantes mostraram uma tentativa de aproximação do setor público com a sociedade. Predominaram iniciativas de baixo custo, que utilizam tecnologia open source ou de desenvolvimento interno, e de fácil replicabilidade. Mas mais que isso, muitas iniciativas mostraram como é possível inovar e causar impacto sem o uso de tecnologia de ponta, de alto custo, mas reorganizando o capital social existente. E mais importante, tudo isto tendo o cidadão como prioridade.

STEFANIA LAPOLLA CANTONI

Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e Bacharel na mesma área pela Universidad Nacional de Entre Rios (Argentina). Durante mais de cinco anos trabalhou, tanto no âmbito académico como no terceiro setor, com temáticas relacionadas ao uso e acesso às tecnologias de informação e comunicação. Recentemente foi aprovada no concurso para ingressar no Instituto del Servicio Exterior de la Nación da Argentina.  EAESP. Sua pesquisa é focada em cidades inteligentes, governança digital e tecnologia aplicada ao desenvolvimento de territórios com um olhar para contextos de desigualdade. 

Depoimento

Foi muito interessante conhecer o que está sendo realizado no Brasil, por meio do uso das TIC, para melhorar os serviços públicos. E quiçá mais admirável seja o fato de municípios de todos os tamanhos e repartições públicas das mais diversas áreas estarem nessa busca de aprimoramento da relação com a cidadania. A principal dificuldade é, justamente, avaliar essa diversidade com os mesmos cinco critérios. Acredito que o Prêmio seja não apenas um reconhecimento à posteriori das iniciativas, mas também um incentivo que desencadeia processos modernizadores.

Júri

Prêmio CONIP de Excelência

Fernanda Campagnucci , Diretora executiva, Open Knowledge Brasil

Fernanda Campagnucci,  gestora de tecnologia e, desde 2019, exerce o cargo de diretora-executiva da Open Knowledge Brasil. Integrou a carreira de gestão pública na Prefeitura de São Paulo, onde foi responsável pela política municipal de transparência e integridade, além de ter coordenado projetos de inovação e governo aberto premiados, como o Pátio Digital. Graduada em Jornalismo e mestre em Educação, é doutora em Administração Pública pela FGV-SP. Em sua tese, defendida em 2023, examinou os fluxos de dados em infraestruturas de digitais no setor público e propôs um modelo de governança democrática de dados que torne esses fluxos mais justos e transparentes.  

Depoimento

Ainda há um longo caminho que o setor público precisa percorrer para superar as barreiras técnicas e políticas e desenvolver um ambiente mais inovador e aberto à colaboração com outros setores da sociedade. As equipes de gestão precisam enfrentar cenários cada vez mais desafiadores e nem sempre têm o devido investimento e reconhecimento quando conseguem promover uma boa governança de dados e tecnologias, apesar de tantos obstáculos. Daí a relevância de um prêmio como o Conip, que joga luz sobre esses esforços e ajuda a impulsionar e inspirar a adoção de tecnologias que podem transformar os governos e facilitar a vida dos cidadãos.

Paulo Roberto Pinto Pesquisador e consultor independente, UFRGS

Doutor em Ciência Política, mestre em Direito e Informático. Ex CIO do STF, CNJ, TRF4 e Gente Seguradora. Foi Coordenador-Geral de Governança de TI do Ministério do Planejamento, trabalhou no SERPRO e professor da ENAP.

Depoimento

É sempre muito importante conhecer, reconhecer e estimular as iniciativas, aqui as de TI, no serviço público, em todos os poderes e esferas. Sobretudo no atual contexto de reconstrução do respeito ao cidadão e do espírito público e na valorização  dos servidores.

Jose Antonio Gomes de Pinho Pesquisador da FGV-EAESP.

PhD pela Universidade de Londres- LSE em Regional Planning; Mestre em Engenharia da Produção – COPPE-UFRJ. Ex-Editor da Revista Organizações & Sociedade (O&S) por 17 anos; Prof. Titular Aposentado – Escola de Administração – UFBA. Coordenador do Núcleo de Pós Graduação da Escola de Administração – UFBA. Organizador de dois livros publicados pela EdUFBA; 1) Estado, Sociedade e interações digitais: expectativas democráticas. 2012; 2) Artefatos Digitais para mobilização da Sociedade Civil: perspectivas para o avanço da democracia. 2016; Co-organizador de um livro publicado pela Editora FGV. Jacobi, Pedro R., Pinho, José A. G. Inovação no campo da gestão pública local: novos desafios, novos patamares. 2006.

Tem diversos artigos publicados em periódicos nacionais de excelência. Tem um livro no prelo na EdUFBA resultado do pós doc na FGV-EAESP.

Depoimento

O trabalho de avaliador das iniciativas do Prêmio CONIP 2023 foi muito engrandecedor, pois foi possível absorver o que tem sido desenvolvido no Brasil, com sua larga amplitude, na área de utilização de recursos digitais aplicados à gestão pública. Além de ser um trabalho de enorme responsabilidade por conta da importância que o Prêmio tem assumido, representa uma oportunidade de se manter conectado com as realizações empíricas enriquecendo o trabalho que se desenvolve nas Universidades. Portanto, um momento  de aproximação do teórico com o empírico, onde os dois lados ganham. Parabéns ao CONIP e seus diretores e aos participantes de todo o Brasil.

vagas gratuitas para servidores públicos!

Participe da cerimônia do prêmio

Preencha o formulário abaixo e aguarde nossa confirmação por email

Apoiadores